Colectivas 2019

Pluralidades 2019 _ convitedigital

Alexandre Marques, Alexina, Carlos Catalão, Catarina Quintas (AAPVFX), Carlos Morais, Conceição Freitas, Conceição Silva, D`Souza, Elsa de Sousa, Elisabete Sousa, Elsa Oliveira, Fátima Ramos, Fernanda Ferreira, Fernanda Guerreiro, Fernando Cacela, Fernando Quintas, Francisco Palma, Jorge Norvick, João Bernardo (AAPVFX), José António Silva, José de Sousa, Jusete Nogueira, Leonor Vieira, Louro Artur, Maria Aline, Maria Inácia Reis, Natércia Gamboa (AAPVFX), Nuno Pinheiro, Pedro Godinho (AAPVFX), Roby Athayde, Romano Colaço, Susana Horta e Teresa Martins

Sobre a Imargem, no contexto das suas múltiplas atividades, sublinhamos, a congregação de esforços e o empenho em manter padrões de qualidade e diversidade com que, ao longo do tempo – dentro e fora do espaço sede – temos procurado brindar aqueles que nos observam, quer no que concerne as exposições individuais, que têm decorrido na Galeria da Associação, quer em projetos coletivos – de caráter didático ou apenas expositivo – como o que ora se apresenta.

Mantemo-nos fiéis aos nossos ideais de procura incessante, de insatisfação, apanágio de todos os criadores, enquanto artistas inseridos numa comunidade cultural, que tem vindo a evoluir de forma expressiva, desde a revolução de Abril, facto que constitui motivo de orgulho para todos nós. Subjacente, estará sempre a responsabilidade de fazer mais e melhor, estimulados pelo reconhecimento e atenção dos que nos rodeiam.

Apraz-nos recordar, homenageando, os mais antigos membros da nossa comunidade artística, cuja actividade foi iniciada expondo trabalhos no chão, na rua, único local onde, durante a ditadura, lhes era permitido fazê-lo. Hoje, felizmente, congratulamo-nos com a possibilidade de ter espaços dignos para a realização de exposições, não esquecendo, no entanto, que foi com a coragem desses bravos pioneiros e, mais tarde, com o apoio da autarquia, que conseguimos atingir este importante patamar. Estamos gratos. A arte é uma disciplina indispensável à vida, saudavelmente libertadora, que questiona e responde, que mexe, de forma peculiar e tendencialmente construtiva, com as nossas emoções mais profundas.

Connosco em mais esta jornada, está a Associação de Artistas Plásticos de Vila Franca de Xira (AAPVFX), a quem saudamos, e que amavelmente aceitou o nosso convite para partilhar este espaço. Reiteramos os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Almada, esperando também poder continuar a contar com o seu apoio para a continuidade da realização deste evento, no espaço da Oficina de Cultura.

Elsa de Sousa

(Presidente da Direcção da Imargem-Associação de Artistas Plásticos de Almada)

Anúncios