Galeria 2015

Desenhos de Outono2
Esboçar, delinear, sugerir: a ideia persiste de que desenhar é experimentar. O desenho como tentativa, ou multiplicidade de tentativas (porque uma tentativa implica, por definição, a sua repetição). Porquê, “tentativas”? Porque o desenho está na origem, vem do quase nada, sai da sombra vazia e nocturna (…)   José Gil “Planos flutuantes”

Exposição “Jardins do Mar e do Vento” de Elsa Oliveira. 4 a 20 de Dez11986419_1650968801848929_7479865948702140195_n.jpgembro. A presente mostra, resulta do trabalho realizado durante a minha estadia de quase 3 anos em São Paulo, onde não tinha a possibilidade de pintar a óleo. O desenho sempre me atraiu e foi, por isso, a fuga possível para quem não gosta, nem pode, ficar parada. Fui desenhando coisas diversas, até que surge no caminho a minha paixão de sempre pela biologia… (Elsa Oliveira)

fadasExposição de Desenho “HISTÓRIA DE BRUXAS COM PLANTAS À MISTURA!” de Patrícia Cassis, 16 a 27 de Outubro. Exposição de ilustrações, conceitos e esboços à volta de um pequeno mundo bruxaria, coisas mágicas, poções, plantas e afins. Desde o desenho tradicional ao desenho digital explorando várias técnicas e materiais.

“EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE DESENHO” COLECTIVA DESENHO IMARGEM (2), 2 a 13 de outubro. Participam os artistas: Carlos Morais; Conceição Freitas; D`Souza; Dina Gimenez; Fernanda Guerreiro; Fernando Cacela; Francisco Palma; José António Silva; Louro Artur; Maria Aurora Bargado; Maria Dâmaso; Maria Inácia Reis; Roby Athayde; Teresa Matos

12043135_1645912455687897_9143135161173702751_n.jpgExposição do Ateliê “Desenho de Modelo”13 a 24 de Novembro. Desenhos realizados na Imargem durante o evento ARTE EM FESTA 2015, sob a orientação de Maria Aurora Bargado. “Concentrar a humanidade num desenho do nu é tarefa subtil e emocional. Os nossos corpos irradiam a paixão dos nossos pensamentos e tornam-se por isso faróis da nossa fragilidade e do nosso poder “ (Sarah Simblet)

12189703_1643634482582361_5515914733237547318_n.jpgExposição de Desenho “Vinte Miaus a Bastet” de Maria Aurora Bargado
30 outubro a 10 de novembro. Esperar ou vir esperar querer ou vir querer-te. Vou perdendo a noção desta subtileza (Mário Cesariny)

 

11990575_1628696570742819_9091080650244660356_nCerâmica e Desenho da Imargem. Galeria Arte  Imargem, 18 a 29 setembro. Exposição de trabalhos executados no Curso de Cerâmica e Workshop Forno Papel orientados pelo ceramista José António Silva e Curso de Desenho “Afinal eu sei desenhar” orientado por Paula Loureiro.

Imagem2Exposição do Ateliê de Pintura da Imargem. Dia 4 de Setembro de 2015, pelas 21 horas na sede da Imargem – Exposição coletiva das aulas de pintura sob orientação de Maria Aurora Bargado. Os artistas que expõem neste evento – Conceição Silva, Rafael Torres, Maria de Jesus Almeida, Maria Isabel Colaço, Inês Mascarenhas, Maria Noémia Nunes, Fernanda Ferreira e Margarida Carvalho.
CARTAZ MOSAICO 1 ALMADA“Esta exposição é baseada na peça: Um Bilhete para o Teatro do Céu, de Maria Estela Guedes, uma peça com dez cenas, escrita em tempo de crise e agora ilustrada de diferentes formas que se mostram pela primeira vez nesta cidade. A peça encontra-se publicada online na revista TriploV nº.38, Abril/Maio de 2013.”
????????????????????????????????????Exposição de trabalhos de artes plásticas das áreas de desenho, pintura, escultura e técnicas mistas dos alunos da USALMA- Universidade Sénior de Almada, onde se poderão observar trabalhos de grande experimentalismo técnico e artístico. Participam: Ana Cardoso, Carolina Feio, Maria Inácia Reis, Isabel Palma, Isabel Sabino, José Fontes, Jusete Nogueira, Lourdes Oliveira, Luísa Valbom, Manuel da Fonseca,Manuela Leal, Maria César, Maria Leal, Maria Rosa, Rita Correia e Victor Cóias
GLASS FRONTIER Vicarte2  Exposição Internacional Vicarte-Glass Frontier, 29 Maio a 26 Junho. Esta foi a 4ªExposição de trabalhos de artistas de diferentes países que são alunos, ex-alunos e professores do Mestrado em Arte e Ciência do Vidro. Este, resultada de uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologias e a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e acontece na Unidade de Investigação do Vidro e Cerâmica para as Artes (Vicarte) sita na FCT no Monte de Caparica. União das vertentes artística e científica, recorrendo a diversas técnicas, possibilita um trabalho artístico de dimensão   inovadora.
“DESENHOS PROVÁVEIS” de Dina Gimenez, 15 a 27 de maio

Dina Gimenez

************************************************************************

Expo Gena SouzaExposição de Fotografia “OLHARES” de Gena Souza. 1 a 12 de Maio, na Galeria Imargem. “Fazendo fotografia há largos anos, principalmente em eventos e algumas publicações culturais, só recentemente comecei a trazer a público os meus trabalhos, sendo convidada a expor em diversos locais, destacando as mais recentes: Clube dos Sargentos da Armada – Delegação do Feijó;  Fragata D. Fernando II e Glória;  Oficina da Cultura de Almada – SCALA;  Clube dos Sargentos da Armada – Sede. E agora na IMARGEM, associação que muito estimo” (Gena Souza)
**********************************************************************
Maria Inácia Reis 01Exposição “SIGNOS” de Maria Inácia Reis. inauguração a 17 deabril às 21:00. Patente até 28 de abril. “Para interpretar o mundo que o rodeia, para comunicar com os outros e ainda mais profundamente, para estruturar o seu pensamento, o homem precisa de signos. São os signos linguísticos aqueles que mais utilizamos, mas na nossa vida quotidiana estamos confrontados constantemente com outras ordens de signos, visuais, sonoros, tácteis, que vão, por exemplo, dos sinais de trânsito aos símbolos meteorológicos, à  linguagem Braille, à gestual ou à musica. Os trabalhos desta exposição representam uma abordagem ao universo dos signos numa tentativa de os utilizar,  não na sua significação convencional, mas como meio de expressar plasticamente uma interpretação da autora destas unidades básicas de diversas linguagens, intrinsecamente ligadas à representação mental que formamos da realidade.” (Maria Inácia Reis)

************************************************************************

VISÕES (DES) CONSTRUÍDASExposição “VISÕES (DES) CONSTRUÍDAS” de André Silva – 3 a 14 de abril. André Silva (1989), também conhecido pelo seu alter-ego “Trafic”, com o qual assina trabalhos de graffiti, apresenta nesta exposição a sua visão da complexidade que é para si o meio urbano. Procurando inspiração no que o move e rodeia, utiliza vários materiais como Madeira, Azulejo, Acrílicos e Spray como ferramenta para explorar, entender e desconstruir a sua relação e interacção com um mundo que se torna a cada dia mais estimulante e complexo.

**********************************************************************

JuseteNogueiraExposição TRILHOS de Jusete Nogueira – 20 a 31 de março. “Trilhar…numa busca utópica do que é belo, num estado encantatório com tudo o que nos rodeia, num assombro…” (Jusete Nogueira)

*******************************************************************

???????????????????????????????Exposição Coletiva do Acervo da Imargem – 20 de fevereiro a 17 de março.

Persona_Agenda_webExposição “PERSONA” de Fernanda Guerreiro e Luís Cavaco-Cruz – 9 janeiro a 17 fevereiro.A referência ideal a que nos referimos como identidade não é necessariamente a mais verdadeira, é apenas a mais verosímil. Ela é a máscara atrás da qual nos dissimulamos aos olhos dos outros, mas também aos nossos, pois somos levados, mais frequentemente do que cremos, a identificarmo-nos com uma imagem, com um simulacro ao qual concedemos uma existência quase independente. (Fernanda Guerreiro)