A Imargem e AIAP/IAA

ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS PLÁSTICOS DO CONCELHO DE ALMADA -IMARGEM

A Imargem é uma Associação Sem Fins Lucrativos e foi Fundada em 8 de Julho de 1982. Sócios fundadores: Francisco Bronze, Jorge Pé Curto, Pedro de Sousa, Louro Artur, José Zagallo, Carlos Canhão, Lourdes Sério, Ângela Luzia e Vítor Ferreira. A Imargem é uma Instituição de Utilidade Pública desde 28 de Maio de 1997. Em 2007 foi-lhe atribuída a Medalha de Prata pela Câmara Municipal de Almada.

Foram mais de 170 os artistas que passaram pela Imargem, além dos fundadores podemos destacar Alberto Gordilho, Álvaro Carneiro, Cecília Guimarães, Ilda Bragança, José Azevedo e Rogério Amaral, entre tantos outros. Actualmente a Imargem conta com mais de 50 artistas plásticos que participam regularmente nas diversas exposições e actividades organizadas pela associação. A Imargem dinamiza um espaço de exposições regulares na GALERIA DE ARTE DA IMARGEM e organiza outras exposições em Almada, destacando a EXPOSIÇÃO ANUAL IMARGEM (desde 1982) na Oficina de Cultura, Galeria Artifício e Galeria Municipal de Almada, A EXPOSIÇÃO PLURALIDADES na Oficina de Cultura de Almada e a BIENAL ASSOCIARTES-Exposição das Associações de Arte do Distrito de Setúbal (desde 2011) no Solar dos Zagallos e muitas outras exposições a nível regional e nacional. Entre as suas atividades regulares está também a FORMAÇÃO ARTÍSTICA com ateliês nas áreas de Desenho, Pintura, Cerâmica, Serigrafia, Escultura e Teoria de Arte, assim como a organização dos eventos artísticos “ARTE EM FESTA” (desde 2015) com exposições, ateliês, debates, workshops e outras actividades de ocupação do espaço público e a BIENAL DE DESENHO DE ALMADA – PRÉMIO PEDRO DE SOUSA (desde 2016).

 

AIAP / IAA – Association Internationale des Arts Plastiques/International Association of Art  A AIAP/IAA  foi formada na Conferência da UNESCO em Beirute, 1948. É uma ONG em associação oficial e órgão de consulta da UNESCO com mais de 100 países membros em todo o mundo.

International Association of Art (IAA) Europe é constituída por cerca de 40 países membros. A IAA apoia a cooperação internacional e o intercâmbio artístico visa melhorar a posição económica e social dos artistas a nível nacional e internacional.

Recomendação UNESCO de 1980 sobre o Estatuto do Artista

 

 

 

 

 

Anúncios