Currículo da Imargem

A Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada – IMARGEM, foi criada em Diário da República em 8 de Julho de 1982, é uma Instituição de Utilidade Pública desde 28 de Maio de 1997 e sócia da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio a partir de 17 de Março de 1996. Em 2007 foi-lhe atribuída a Medalha de Prata pela Câmara Municipal de Almada. Durante estes 35 anos tem desenvolvido uma actividade importante na área das Artes Visuais a nível local, regional e nacional.

1982

Fundação da IMARGEM- Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada. Sócios fundadores: Ângela Luzia, Francisco Bronze, Jorge Pé Curto, Pedro de Sousa, Louro Artur, José Zagallo, Carlos Canhão, Lurdes Sério, e Victor Ferreira. 1ª Exposição Anual de Artes Plásticas na Oficina de Cultura em Almada.

1983

2ª Exposição Anual na Oficina de Cultura de Almada. Participação numa exposição sobre o Património Local, organizada por estagiários da Escola António da Costa. Colaboração com a Câmara Municipal na iniciação de um Mural dedicado à memória de Fernão Mendes Pinto no Pragal.

1984

Exposição na Galeria Gesto Arte / Galeria Municipal de Arte em Évora. Exposição na Antiga Capela da Misericórdia  de Silves, integrada no Festival Anual da Cerveja. Exposição no Museu Municipal de Setúbal. Exposição da Comemoração do 25 de Abril na Oficina de Cultura de Almada. Colaboração com a Câmara Municipal de Almada em exposições de carácter informativo. A IMARGEM intervém num projecto urbanístico do Concelho, o projecto para o monumento ao pescador, a erguer na Costa de Caparica, integrado no júri um seu representante, o pintor Louro Artur. Exposição Pequeno Formato na Galeria Incrível Almadense. Exposição Anual IMARGEM 84 na Oficina de Cultura de Almada.

1985 

Exposição na inauguração do Shopping Center das Amoreiras, Lisboa . Colabora com a Câmara Municipal de Almada e Assembleia Municipal de Almada na organização e participa na 1ª Mostra de Artes Plásticas do Distrito de Setúbal na Oficina de Cultura. Exposição Portugal em Abril 85 no Palácio da Cidadela em Cascais em cooperação com a Associação de Artes Plásticas de Cascais. Exposição na Casa da Cultura das Caldas da Rainha. Exposição Anual IMARGEM 85 na Oficina de Cultura de Almada. Inauguração do Mural dedicado à memória de Fernão Mendes Pinto no Pragal – Projecto de Imargem – Escultura de Jorge Pé-Curto e Pintura de Francisco Bronze, com o apoio da Câmara Municipal de Almada.

1986  

Exposição da IMARGEM, ARTEVER e VIRAGEM, Portugal em Abril, na Oficina de Cultura de Almada. Exposição no Museu de Sintra. Exposição de Pequeno Formato no Centro Comercial Pão de Açúcar na Cova de Piedade. Exposição Anual IMARGEM 86 na Oficina de Cultura de Almada.

 1987 

Integrado no Programa de Intervenção Local expôs nas escolas secundárias do Monte da Caparica, Almada e Amora.  Edição de 3 serigrafias de sócios. Exposição Colectiva IMARGEM, VIRAGEM, e ARTEVER, Portugal em Abril na Galeria Municipal da Amadora. Exposição Anual   IMARGEM 87 na Galeria Artifício, Lisboa.

 1988 

Exposição Colectiva na Galeria Fonte Nova em Lisboa. Exposição de Homenagem a Columbano Bordalo Pinheiro, na Galeria Almadarte na Costa de Caparica. Exposição Colectiva da IMARGEM, VIRAGEM, ARTEVER em Cascais. Exposição Colectiva no Ginásio Clube do Sul em Cacilhas. Exposição na Feira do Livro em Almada. Exposição Imargem Caparica 88 no Convento dos Capuchos.  Almada Exposição no Museu Tavares Proença Júnior em Castelo Branco. Presença na Feira das Indústrias da Cultura (FIL) em Lisboa. Exposição Imargem-Ilustração 88 na Feira do Livro em Almada. Exposição Anual IMARGEM 88 na Galeria Municipal de Almada, artista convidado: Manuel Cargaleiro.

1989 

Mostra Colectiva Portugal em Abril, na Galeria Municipal de Almada. Exposição Colectiva de Artes Visuais “Inauguração das instalações da Escola Superior de Tecnologia”, Instituto Politécnico de Setúbal. Exposição Anual IMARGEM 89 na Galeria Municipal de Almada.

1990 

Mostra Colectiva na Galeria Municipal da Amadora. Exposição IMARGEM Capuchos 90 no Convento dos Capuchos, Artistas convidados: António Sem e Adão Rodrigues. Exposição na Galeria de Arte do Páteo Alfacinha, Lisboa. Exposição Anual IMARGEM 90 na Galeria Municipal de Almada, artistas convidados: pintores Fernando de Azevedo, Lima de Freitas e Graça Arima (tapeçaria).

 1991 

Exposição Colectiva na Galeria Irene em Lisboa. Exposição Colectiva em Loures. Exposição Colectiva Galeria 190, Lisboa. Exposição Anual IMARGEM 91 na Galeria Municipal de Almada, homenagem aos artistas: Pintor Fred Kradolfer (1903-1968) e a Pintora Raija Korhonen (1946-1986), artistas convidados: Pintor Rogério Ribeiro e Escultor Arberto Gordillo.

 1992 

Exposição Antológica “10 Anos da IMARGEM” na Biblioteca Pública  de Almada e na Junta de Turismo da Costa de Caparica. Portugal em Abril (inter-associações) no Seixal. Exposição Colectiva no Ginásio Clube do Sul em Cacilhas. Exposição Anual IMARGEM 92- 10 Anos na Galeria Municipal de Almada, homenagem ao Pintor Henrique Pinto (1835-1912), artistas convidados: Pintores Maria Gabriel e José Augusto.

1993 

Inicio da instalação da Sede da Associação. Participação na 1ª Feira de Arte de Almada na Oficina de Cultura. Exposição Anual IMARGEM 93 na Galeria Municipal de Almada. Artistas convidados: Escultor Virgílio Domingues e Pintor Francisco Relógio.

 1994 

Exposição Colectiva Pluralidade, no Convento dos Capuchos. Artista convidado: Pintor António Carmo. Exposição Colectiva no Hotel da Costa de Caparica (integrada nas Comemorações do 12º Aniversário da Imargem). Exposição Anual  IMARGEM 94 na Galeria Municipal de Almada. Homenagem ao Pintor Pedro de Sousa (1950-1994). Artista convidado: Escultor Lagoa Henrique. Exposição Colectiva no Museu de Aveiro.

 1995 

Exposição Colectiva Pluralidades na Oficina de Cultura de Almada.  Exposição de Cerâmica de Ilda Bragança no Espaço Sede. Exposição Anual IMARGEM 95 na Galeria Municipal de Almada. Galeria Convidada: Almadarte (obras de Domingues Sequeira, Artur Bual, Cândido Portinari, Cruzeiro Seixas, Francisco Relógio, Gâmboa, João Hogan, Júlio Pomar, Cargaleiro, Mário Cesariny e Vieira da Silva).

 1996 

Exposição Colectiva Pluralidades na Oficina de Cultura de Almada, homenagem ao Arquitecto Castro Lobo (Imargem e Rotary Clube de Almada). Exposição Colectiva de inauguração do Espaço-Sede da IMARGEM. Exposição “A Arte e a Matemática-Profmat” no Espaço-Sede. Exposição Anual IMARGEM 96 na Galeria Municipal de Almada. Artista homenageado: Rogério Amaral.

1997 

Exposição Colectiva “Ver de Fazer”, alunos das escolas António Gedeão e Anselmo de Andrade na Oficina de Cultura de Almada. Exposição Colectiva na Câmara Municipal da Amadora. Espaço – Sede: Colectiva Pequeno Formato; Exposição “Arquitectura” – Núcleo Jovem da Imargem;   Exposição Individual Louro Artur; Curso de Nú Artístico pelo Prof. Louro Artur. Exposição do Acervo da Misericórdia de Almada no Espaço Sede. Exposição Anual IMARGEM 97,  Galeria Municipal de Almada, Homenagem às Pinturas Quinhentistas e Barrocas do Santuário do Cabo Espichel.

 1998  

Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Almada e a Imargem. Espaço–Sede:  2º Curso de Nú Artistico pelo Prof. Louro Artur; Exposição Colectiva “A Imargem em Pequeno Formato”; Colóquio Debate “O Associativismo e as Artes Plásticas”; Exposição Pintura “Traços, Formas e Tons”– Núcleo Jovem da Imargem; Exposição Colectiva “Ver de Fazer Outra Vez” com alunos da Escola Anselmo de Andrade. Exposição Colectiva “Quando for Grande Quero Ser Criança”– Núcleo Jovem da Imargem, Oficina de Cultura de Almada. Exposição Colectiva “A Imargem no Festival de Teatro de Almada”. Exposição Colectiva “Ver para Crer” no Solar dos Zagallos. Exposição Anual IMARGEM 98 com Colóquio-Debate com Ernesto Fernandes, Francisco Bronze, João Queiroz, Luís Miranda e Alberto Oliveira.

1999 

Espaço–Sede: Exposição “Design Ano Zero” ; Exposição Pintura “Edda Expressões” de Edda  Machado; Exposição de Fotografia “Havana” de Luís Barreira; Exposição “Nas Margens do Teatro”;  Exposição do Curso de Banda Desenhada da Imargem, monitor António Valjean. Exposição “Imargem-na-outra-Margem”, Espaço Cultural Carris, Lisboa. Exposição Anual IMARGEM 1999 na Galeria Municipal de Almada, Artista: Fernanda Guerreiro.

2000

Exposição Colectiva 5º Aniversário da Associação Amigos da Cidade de Almada, na Oficina de Cultura, com Colóquio pelo Arq. Filipe Dinis, o escritor Modesto Navarro e o associado Luís Miranda. Curso de Banda Desenhada, no Espaço – Sede por António Valjean. Exposição de Fotografias no Espaço-Sede. Ciclo de Colóquios, organizados pela Imargem e E. S. Anselmo de Andrade no Espaço-sede com as apresentações de Luis Miranda “A morte da arte no tempo da sua afirmação; o projecto neoplástico”, António Lopes “Novalis e a essência do romantismo”, Victor Ferreira “A influência das filosofias orientais na arte ocidental” e de José Luis Gageiro “Os libertinos e a libertinagem – a propósito de «As Ligações Perigosas» de Choderlos de Laclos”. Participação de Aurora Bargado e Luís Miranda na Semana das Artes da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Espaço – Sede, “Ver Fazer 4”, com trabalhos dos alunos da Escola Secundária Anselmo de Andrade. A Imargem esteve presente no Festival de Teatro de Almada, com a instalação “A Distância maior por Portas do Silêncio” na Escola António da Costa. Espaço-Sede: Exposição de Trabalhos dos alunos do Curso de Iniciação à Banda Desenhada; Exposição colectiva de fotografia Macropolis; Exposição de Fotografias de Nuno Pinheiro. Exposição Anual IMARGEM 2000, na Galeria Municipal de Almada, artista homenageado: Pintor Frederico Mendes.

 

 

2001 

Exposição Anual IMARGEM 2001 na Galeria Municipal de Almada, entidade convidada: Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa Artista homenageado: José  de Azevedo. Exposição Colectiva Imargem  Pluralidades 2001, Oficina de Cultura de Almada. Exposição Imargem no Museu do Trabalho Michel Giacometti e Casa do Corpo Santo/Museu Barroco, Setúbal. Espaço – Sede: Exposição de fotografia “Pragal” Projecto ImaginArte Almada – Bienal; Pintura de Jorge Norvick e Victor Ferreira e Arquitectura de João Raposo e José Amaro.  Recolha de elementos para livro IMARGEM 20 Anos. Exposição Colectiva no Espaço – Sede.

 2002

Exposição Colectiva Imargem Pluralidades 2002, Oficina de Cultura de Almada. Exposição Anual IMARGEM 2002, Galeria Municipal de Almada, Artistas Homenageados, Ângela Luzia, Carlos Canhão, Francisco Bronze, Jorge Pé – Curto, José Zagallo, Lourdes Sério, Louro Artur, Pedro de Sousa, Victor Ferreira. Lançamento do livro “Imargem 20 anos de actividades artísticas”. Exposição em Loures – Galeria Quadrante (inter-associações). Exposição no Centro Cultural da Nazaré Imargem. Exposição de Aurora Bargado e Ilda Bragança. Imargem Galeria, Exposição da Associação de Artistas Plásticos de Loures (Quadrante). Imargem Galeria, Homenagem ao Mestre Fotógrafo Júlio Pereira Dinis “Imagens de Almada e seu termo”.

 2003  

Exposição Anual IMARGEM 2003, Galeria Municipal de Almada, homenageado o Arquitecto Siza Vieira. Exposição Colectiva Imargem Pluralidades 2003, Oficina de Cultura. Exposição – Galeria Quadrante no espaço geográfico de Odivelas. Exposição de Pintura com Ana David, Kapwka, Roby Ataíde, Rolo Martinse Susana Leonor, no Espaço – Sede.

 2004

Exposição Anual IMARGEM 2004 na Galeria Municipal de Almada. Exposição Colectiva Imargem, Pluralidades 2004, Oficina de Cultura de Almada. Exposição Colectiva Espaço – Sede dos Alunos Finalistas do Curso de Professores de EVT da Escola Superior de Setúbal – Comemoração do Centenário do Pintor Salvador Dali. Exposição Colectiva Imargem – Exposição Itinerante de Pequeno Formato na Galeria D`arte – Ministério da Justiça. Exposição 30 Anos de Cultura, Fórum Romeu Correia 2004.

2005

Galeria Municipal de Almada, Exposição Anual IMARGEM 2005, artista convidado Hermes Dell´Icio. Oficina de Cultura,  Exposição Colectiva Imargem Pluralidades 2005. Imargem Galeria, Exposição de Mário Silva. Imargem Galeria, Exposição Colectiva Imargem – 28 Artistas Contemporâneos. Imargem Galeria, Instalação “Túnel” de Rodrigo Miragaia. Imargem Galeria, Exposição de Serigrafias dos alunos do Ensino Nocturno do Curso Técnico de Artes e Ofícios da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, Exposição de Fernando Cacela. Imargem Galeria, Exposição de Rolo Martins. Imargem Galeria, Exposição de Fernanda Guerreiro. Imargem Galeria, Exposição de Maria Dâmaso. Imargem Galeria, Exposição de Ana David e Ana Antunes. Imargem Galeria, Exposição Colectiva de Artistas da Galiza.

 

2006

Galeria Municipal de Almada,  Exposição Anual IMARGEM 2006, homenagem a Rogério Amaral. Imargem Galeria. Exposição de Roby Atayde. Imargem Galeria, Exposição de Bruno Paiva. Imargem Galeria, Exposição de Fernanda Guerreiro e Núcleo de Serigrafia da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Anadia, Imargem 2006. Imargem Galeria, Acervo I IMARGEM. Imargem Galeria, Maria Dâmaso e Companhia.

 2007 

Galeria Municipal de Almada,  Exposição Anual IMARGEM 2007, homenagem a Rogério Ribeiro. Oficina da Cultura,  Exposição Colectiva Imargem, Pluralidades 2007. Imargem Galeria, Exposição de Maria Dâmaso e alunas. Imargem Galeria, Exposição de Duarte Guerreiro. Imargem Galeria, Exposição de Edda Machado. Imargem Galeria, Exposição de Pequeno Formato 25º Aniversário Imargem. Exposição Colectiva Imargem Sesimbra 2007, Espaço Atlântico, Sesimbra. Imargem Galeria, Exposição de Fernanda Guerreiro. Imargem Galeria, Exposição de Luís Aniceto. Medalha de Prata atribuída pela Câmara Municipal de Almada.

2008  

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual IMARGEM 08, obras colecção Municipio de Almada (José Azevedo, José Zagallo, Luis Ralha e Mily Posoz). Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem, Pluralidades 2008. Imargem Galeria, Arquitetura Industrial – Fotografia de João Soeiro. Imargem Galeria, Exposição Encantamentos de Elsa Oliveira. Imargem Galeria, Exposição Coletiva Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, Exposição de Teresa Matos.

 2009 

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Coletiva IMARGEM 09, homenagem a Carlos Laranjeira. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem Pluralidades 2009. Imargem Galeria, Exposição “Quando eu era pequenino…”, Núcleo de Serigrafia da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, Acervo II. Imargem Galeria, Exposição Lembrar a Terra de Fátima Ramos e Margarida Cortez. Imargem Galeria, Oficina D´Artes 09.

2010 

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual IMARGEM 10, homenagem a Joshua Benoliel. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem, Pluralidades 2010. Imargem Galeria, Fernão Artes, alunos Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Barreiro – Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Imargem no Barreiro. Imargem Galeria, Acervo III.

2011 

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual  IMARGEM 11, homenagem a Bulhão Pato. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem,  Pluralidades 2011. Solar dos Zagallos, ASSOCIAARTES – I Exposição Associações de Arte Plásticas do Distrito de Setúbal. Feira Internacional de Arte – FIARTE, Coimbra. Imargem Galeria, Exposição Internacional GLASSARTE – VICARTE. Imargem Galeria, Exposição expo Artesfera´11.  Imargem Galeria, Fernão Artes, alunos Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, Cidades de Vidro de Tiago Mourão da Silva. Imargem Galeria, Coisa Simples de Carlos Morais. Imargem Galeria, Imagens Gravadas – Exposição de Serigrafia e Gravura. Imargem Galeria, Exposição de Desenho Francisco Chinita e Patrik Caetano.

 2012 

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual IMARGEM 12, homenagem aos arquitectos João Raposo e José Amaro. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem Pluralidades 2012. Galeria Municipal de Arte – Costa de Caparica, Exposição Coletiva Imargem Inaugural de Pequeno Formato. Imargem Galeria, Exposição Love Trees de Zito Colaço. Imargem Galeria, Exposição FERNÃO ARTES. Imargem Galeria, Exposição “Suvyavasthaa kaa madir” de Daria Krasilnikova. Imargem Galeria, VITRUM – ARTE EM VIDRO – VICARTE. Curso de Serigrafia Artística orientada por Maria Aurora Bargado na Casa da Juventude de StºAmaro, Laranjeiro. Imargem Galeria, Exposição “Na Terra Potiguar” de Edda Machado. Imargem Galeria, Exposição do Curso de Serigrafia Artística orientada por Maria Aurora Bargado. Imargem Galeria, Trienal de Desenho DESENHA`12- Desenho Carlos Aníbal Matos. Imargem Galeria, Trienal de Desenho DESENHA`12 – Desenho Mafalda D`Eça. Imargem Galeria, Trienal de Desenho DESENHA`12 – Imargem 30 Anos Desenho.

2013

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual IMARGEM 13, homenagem a Álvaro Cunhal. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem,  Pluralidades 2013. Solar dos Zagallos,  ASSOCIAARTES 2013 – II Bienal Associações de Artes Plásticas do Distrito de Setúbal. Centro Cultural de Lagos, Exposição Coletiva Imargem Lagos 2013. Imargem Galeria, FernãoArtes. Imargem Galeria, Exposição Internacional VICARTE. Imargem Galeria, Miscellanious de Ana Pereira. Imargem Galeria, Imargem – Acervo IV.

 2014

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual  IMARGEM 14, homenagem a António Paixão. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem, Pluralidades 2014. Exposição de Poesia Ilustrada baseada na Obra de Sebastião da Gama, Museu Sebastião da Gama, Vila Nogueira de Azeitão. Galeria Municipal Artur Bual – Amadora, “Exposição de Artes Visuais em Abril”. Loures, Exposição “Associativismo e Democracia”. Por proposta da Câmara Municipal de Almada foi realizada a Serigrafia Comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril de autoria de Maria Bargado. Imargem Galeria, Exposição/ Intervenção em Painel Coletivo “40 Anos de Abril”. Galeria-Imargem, 9ª FERNÃO ARTES – Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Galeria Imargem, VIDRO PARA QUE TE QUERO? – VICARTE. Galeria Imargem, Exposição USALMA. Galeria Imargem, IN LOVE MEMORY exposição de Fotografia de Nuno Pinheiro. Curso Imargem de Cerâmica com José António Silva e de Artes Plásticas-Projecto com Francisco Palma.

2015

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual IMARGEM 15,  homenagem aos escultores António Júlio e Jorge Pé-Curto. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem, Pluralidades 2015. Almada, ARTE EM FESTA 2015 (Organização Imargem, colaboração e participação de AACA, Artesfera, CACAV, SCALA, O FAROL e Vicarte) com Exposições, Workshops e Ateliês no Espaço-Sede Imargem: Desenho de Modelo com Maria Bargado, Desenho e Pintura com Francisco Palma e D´Souza, Forno de Papel com José António Silva, Esponjadelik com Paulo Reisenberger, Xilogravura com Conceição Freitas, Monotípica e Tapeçaria com Fernanda Guerreiro; Palestras: “Olhando a VICARTE dentro do Studio Glass Art Movement” com Robert Wiley, “Fotografia” com Nuno Pinheiro, “Niki de Saint Phalle, a obra de uma vida” com Anabela Mendes, “Contaminação na arte” com Francisco Palma, “Código Iknie”  com José Tavares, “Arte e Comunidade – Experiências pedagógicas”  com Teresa Matos Pereira, “A entrevista consciente”  com José Neto, “Do pó ao pó- Arte e Ciência”  com Fernanda Guerreiro, “Arte em Almada-Três comentários” com  Francisco Bronze, Jorge Norvick e Louro Artur e “Street Art: Rostos na Cidade”  com Joana Matos; Performance e Vídeo no Espaço-Sede Imargem: “Mostra do Filme Solidário” com Raquel Martins e Ricardo Nogueira, Vídeo “Piece of Mind” e Workshop Stop Motion com  Cris Nogueira; Performance: “Sinfonia para o planeta Terra” com Carlos Ribeiro. Solar dos Zagallos, ASSOCIAARTES 2015 – III Bienal Associações de Artes Plásticas do Distrito de Setúbal. Sala Pablo Neruda – Fórum Romeu Correia ALMADA PELA PAZ “A arte como impulso à vida, à criação e ao sonho”  com artistas da Imargem e Performance “Sinfonia para o Planeta Terra” de Carlos RibeiroSala Pablo Neruda – Fórum Romeu Correia ALMADA PELA PAZ “A paz e a confiança no futuro” com artistas da Imargem e Encontro com o tema “ A Arte e a Vida”.  Exposição Imargem no Salão Nobre do Tetaro Municipal Baltazar Dias no Funchal. Galeria Imargem, Exposição Persona de Fernanda Guerreiro e Luís Cavaco. Galeria Imargem, Exposição Acervo da Imargem. Galeria Imargem, Exposição Trilhos de Jusete Nogueira. Galeria Imargem, Visões (Des)construídas de André Silva. Galeria Imargem, Signos de Maria Inácia Reis. Galeria Imargem, Exposição Olhares de Gena de Souza. Galeria Imargem, Exposição Desenhos Prováveis de Dina Gimenez. Galeria Imargem, Exposição Internacional GLASS FRONTIER – VICARTE. Galeria Imargem, Exposição da USALMA. Exposição de Cursos  da Imargem de Cerâmica e Desenho. Galeria Imargem, Exposição de Cursos da Imargem de Pintura e Projecto.  Galeria Imargem, Exposição Um Bilhete Para o Céu de Francisco Chinita, Alexandra Dias e Isolina Lages. Galeria Imargem, Exposição Coletiva de Desenho Artistas da Imargem. Galeria Imargem, Exposição de Desenho Histórias de Bruxas com Plantas à Mistura! de Patrícia Cassis. Galeria Imargem, Exposição de desenho Vinte Miaus a Bastet de Maria Bargado. Galeria Imargem, Exposição de Desenho de Modelo. Galeria Imargem, Exposição Jardins do Mar e do Vento de Elsa Oliveira. Cursos/Ateliês da Imargem de Pintura com Maria Bargado, Cerâmica com José António Silva, Artes Plásticas-Projecto com Francisco Palma, Desenho “Afinal eu Sei Desenhar” com Paula Loureiro e Pintura com Carlos Canhão.

2016  

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Anual IMARGEM 16, homenagem a Carlos Canhão, Francisco Bronze e Louro Artur. Oficina de Cultura, exposição Coletiva Imargem, Pluralidades 2016. Solar dos Zagallos, Exposição da I BIENAL DE DESENHO DE ALMADA – Prémio Pedro de Sousa, no âmbito nacional. Ateliês de Desenho de Nú-Artístico orientados por Maria Bargado. Almada, ARTE EM FESTA 2016 (Organização Imargem, colaboração e participação de AACA, Oficina Divagar, SCALA, SFUAP e Vicarte), com Encontros, Performances, Exposições e Ateliês / Workshops. Programa: Museu de Rua com Carlos Ribeiro, Linoleogravura e Tecelagem com Fernanda Guerreiro,  Azulejaria e Xilogravura com Conceição Freitas,  Técnica Iknie com José Tavares e Desenho de Modelo ao Vivo com Maria Aurora na Imargem;  Cerâmica com José António Silva no Solar dos Zagallos; Esponjadelik com Paulo Riesenberger na SFUAP e Diário Gráfico com Carlos Teixeira em Almada; Encontros e Palestras “Arte e Local”: Filme “Francisco Bronze, “Um construtor de Sonhos” e conversa com Francisco Bronze e Quintino Bastos;  «DADA “tuga”» com Carlos Ribeiro;  “Escultura Pública em Almada” com João Duarte e Jorge Pé-Curto, Encontro com ceramista Helena Abrantes;  “Arte e Local” com Fernanda Guerreiro;  “Monumento à Multiculturalidade e Planisfério da Interculturalidade” com Ana Ribeiro, Sérgio Vicente e Mário Campos ;  “Almada, Arte e Património” com Natália Pinto;  “Arte Urbana” com André Silva e Pedro Loureiro; “Mural Comemorativo do 25 de Abril” com com Alexanda Canelas e Sónia Moças;  “A Difícil Tarefa de ser Público”, com Ana Paula Nogueira; “Cerâmica – Momentos” com José António Silva;  “A Fotografia, Arte da Verdade, Arte da Vida” com Aníbal Sequeira,  Apresentação Revista “Zona Magazine” com Luís Aniceto e Vitor Cid na Imargem; Filme e Conversa “Manti Firmi Mana na Oficina Divagar e Encontro “Café do Dragão Vermelho-Espaço de Culturas com Luis Milheiro na SCALA; Performance “M de Márcia” de Leonel Oliveira com Lelo Tangerina e Marta Alves no Fórum Municipal Romeu Correia; Exposições “Paisagens Imaginárias” de Mariana Alves, “ERROS” de Leonel Oliveira e Colectiva de Serigrafia na Oficina Divagar, Exposição Colectiva de Artistas de Almada “Diálogos Abertos” e Exposição Internacional GLASS CLASS – VICARTE na Imargem e “Uma Viagem pelas Exposições Artísticas de Almada” na SCALA. Inauguração da Escultura de Cerâmica no Solar dos Zagallos – Projecto participativo da Imargem, maquete e coordenação de José António Silva. Largo São João Batista, Galeria de Rua. Jardim exterior do Museu da Cidade, Museu de Rua. Galeria Imargem, exposição de Monotipia. Galeria Imargem, exposição de pintura “Poeira de Estrelas” de Margarida Cortez. Galeria Imargem, exposição de escultura “Land Art Time” de Helena Moreira. Galeria Imargem, exposição “O Gozo da Arte” de Jorge Garcia. Galeria Imargem, exposição “Estúdio QUATRO” de Maria Bargado, Carlos Morais, Francisco Palma e D`Souza. Galeria Imargem, exposição “Cursos Pintura e Artes Plásticas-Projeto da Imargem”. Galeria Imargem, exposição de pintura “Natureza-Pedaços de um Olhar” de Fátima Ramos. Galeria Imargem, exposição de Desenho “A Linha Em Movimento” do ateliê de Desenho de Modelo e curso de desenho Afinal eu Sei Desenhar. Galeria Imargem, exposição “Um Introspectivo Olhar Sobre o Real“ de Silvestre Raposo. Galeria Imargem, exposição de Escultura e Desenho  “Duas margens, Dois Olhares” de Fernanda Guerreiro e Fernando Quintas. Galeria Imargem, exposição “Devaneios sobre Paisagens e Memórias” de Joana Hamrol. Cursos/Ateliês Imargem de Pintura de Maria Bargado, Cerâmica com José António Silva e com Jorge Garcia, Artes Plásticas-Projecto e Temas e Paradigmas do Século XX com Francisco Palma, Desenho “Afinal eu Sei Desenhar” com Paula Loureiro e Pintura com Carlos Canhão.

Anúncios