Curriculum

1982

Fundação da IMARGEM- Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada. Sócios fundadores: Francisco Bronze, Jorge Pé Curto, Pedro de Sousa, Louro Artur, José Zagallo, Carlos Canhão, Lurdes Sério, Ângela Luzia e Victor Ferreira. 1ª Exposição Anual de Artes Plásticas na Oficina de Cultura em Almada.

1983

2ª Exposição Anual na Oficina de Cultura de Almada. Participação numa exposição sobre o Património Local, organizada por estagiários da Escola António da Costa. Colaboração com a Câmara Municipal na iniciação de um Mural dedicado à memória de Fernão Mendes Pinto.

1984

Exposição na Casa de Cultura de Évora. Exp. na Antiga Capela da Misericórdia de Silves, integrada no Festival anual da Cerveja. Exposição no Museu de Setúbal. Exposição na comemoração do 25 de Abril na Oficina de Cultura de Almada. Colaboração com a Câmara Municipal de Almada em Exposições de carácter informativo. A IMARGEM intervém num projecto urbanístico do Concelho. O projecto para o monumento ao pescador, a erguer na Costa da Caparica, integrado no júri um seu representante, o pintor Louro Artur. Exposição Pequeno Formato na Galeria Incrível Almadense. Exposição Anual IMARGEM 84 na oficina de cultura de Almada.

 1985

Exposição no Shopping Center das Amoreiras, Lisboa. 1ª Mostra de Artes Plásticas do Distrito de Setúbal. Exposição Portugal em Abril 85 no Palácio da Cidadela em Cascais. Exposição na Casa de Cultura das Caldas da Rainha. Exposição Anual IMARGEM 85 na oficina de Cultura de Almada.

1986

Exposição da IMARGEM, ARTEVER e VIRAGEM; Portugal em Abril, na Oficina de Cultura de Almada. Exposição no Museu de Sintra. Exposição Pequeno formato no Centro Comercial Pão de Açúcar na Cova de Piedade. Exposição Anual IMARGEM 86 na oficina de Cultura de Almada.

1987

Edição de 4 serigrafias de sócios. Exp. Col. IMARGEM, VIRAGEM, e ARTEVER, Portugal em Abril na Galeria Municipal da Amadora. Exposição IMARGEM 87 na Galeria Artefício, Lisboa.

1988

Exposição Colectiva na Galeria Fonte Nova em Lisboa. Exposição  de Homenagem a Columbano Bordalo Pinheiro, na Galeria Almadarte na Costa da Caparica. Exposição Colectiva da IMARGEM, VIRAGEM, ARTEVER em Cascais. Exposição Colectiva no Ginásio Clube do Sul em Cacilhas. Exposição na Feira do Livro em Almada. Exposição IMARGEM/ Caparica 88 no Convento dos Capuchos, Almada. Exposição no Museu Tavares Proença Júnior em Castelo Branco. Presença na Feira das Indústrias da Cultura (FIL) em Lisboa. Exposição Anual IMARGEM 88 na Galeria Municipal de Almada. Artista Convidado: Manuel Cargaleiro.

1989

Mostra Colectiva Portugal em Abril, na Galeria Municipal de Almada. Exposição Colectiva na inauguração das instalações da Esc. Superior de Tecnologia de Setúbal. Exposição Anual IMARGEM 89 na Galeria Municipal de Almada.

1990

Mostra Colectiva na Galeria Municipal da Amadora. Exposição IMARGEM/ Caparica 90 no Convento dos Capuchos, Artistas convidados: António Sem e Adão Rodrigues. Imargem/ Páteo Alfacinha, Lisboa. Exposição Anual IMARGEM 90 na Galeria Municipal de Almada. Artistas convidados: Pintores Fernando de Azevedo, Lima de Freitas e Graça Arima (tapeçaria).

1991

Exposição Colectiva na Galeria Irene. Exposição Colectiva em Loures. Exposição Colectiva Galeria 190, Lisboa. Exposição Anual IMARGEM 91 na Galeria Municipal de Almada. Homenagem aos artistas: Pintor Fred Kradolfer (1903-1968) e a Pintora Raija Korhonen (1946-1986). Artistas convidados: Pintor Rogério Ribeiro e Escultor Arberto Gordillo.

1992

Exposição Antológica 10 Anos da IMARGEM na Biblioteca Municipal de Almada e na Junta de Turismo da Costa de Caparica. Portugal em Abril (inter-associações) no Seixal. Exposição Colectiva no Ginásio Clube do Sul em Cacilhas. Exposição Anual da IMARGEM 92- 10 Anos na Galeria Municipal de Almada. Homenagem ao Pintor Henrique Pinto (1835-1912). Artistas convidados: Pintores Maria Gabril e José Augusto.

1993

Inicio da instalação da Sede da Associação. Participação na 1ª Feira de Arte de Almada na Oficina de Cultura. Exposição Anual IMARGEM 93 na Galeria Municipal de Almada. Artistas convidados: Escultor Virgílio Domingues e Pintor Francisco Relógio.

1994

Exposição Colectiva Pluralidade, no Convento dos Capuchos. Artista convidado: Pintor António Carmo. Exposição Colectiva no Hotel da Costa de Caparica (integrada nas comemorações do 12º Aniversário da Imargem). Exposição Anual da IMARGEM 94 na Galeria Municipal de Almada. Homenagem ao Pintor Pedro de Sousa (1950-1994). Artista convidado: Escultor Lagoa Henrique. Exposição Colectiva no Museu de Aveiro.

1995

Exposição Colectiva Pluralidades na Oficina de Cultura de Almada. Exposição de Cerâmica de Ilda Bragança no Espaço Sede. Exposição Anual IMARGEM 95 na Galeria Municipal de Almada. Galeria Convidada: Almadarte(obras de Domingues Sequeira, Artur Bual, Cândido Portinari, Cruzeiro Seixas, Francisco Relógio, Gâmboa, João Hogan, Júlio Pomar, Cargaleiro, Mário Cesariny e Vieira da Silva).

1996

Exposição Colectiva Pluralidades na Oficina de Cultura de Almada. Homenagem ao Arquitecto Castro Lobo (Imargem e Rotary Clube de Almada). Exposição Colectiva de inauguração do Espaço Sede da IMARGEM. Exposição A Arte e a Matemática-Profmat: no Espaço Sede. Exposição Anual Imargem 96 na Galeria Municipal de Almada. Artista homenageado: Rogério Amaral.

1997

Exposição Colectiva “Ver de Fazer”, alunos das escolas António Gedeão e Anselmo de Andrade na Oficina de Cultura de Almada. Exposição Colectiva na C. M. da Amadora. Pequeno formato, Col. no Espaço Sede. Curso de Nu Artístico pelo Prof. Louro Artur. Exposição do Acervo da Misericórdia de Almada no Espaço Sede. Exposição Anual IMARGEM 97 na Galeria Municipal de Almada. Homenagem: Pinturas Quinhentistas e Barrocas do Santuário do Cabo Espichel.

1988

2º Curso de Nu Artístico pelo Prof. Louro Artur. Exposição Colectiva Pequeno Formato, Espaço- Sede, Colóquio Debate: O Associativismo e as Artes Plásticas. Exposição Colectiva “Ver de Fazer Outra Vez” com alunos da Escola Anselmo de Andrade. Exposição Colectiva Oficina de Cultura de Almada. Exposição Colectiva Imargem no Festival de Teatro de Almada. Exposição Colectiva “Ver para Crer”. Exposição Anual IMARGEM 98 com Colóquio-Debate com Ernesto Fernandes, Francisco Bronze, João Queiroz, Luís Miranda e Alberto Oliveira.

1999

Espaço- Sede: Exposição Design Ano Zero. Exposição de Fotografia. Exposição Pintura de Edda Machado. Exposição de Luís Barreira. Exposição nas Margens do Teatro. Curso de Banda desenhada por António Valjean. Exposição Imargem-na-Margem, Carris, Lisboa. Exposição Anual IMARGEM 99 na Galeria Municipal de Almada Artista: Fernanda Guerreiro.

 2000

Exposição Colectiva 5º Aniversário da Associação Amigos da Cidade de Almada, na Oficina de Cultura, com colóquio pelo Arq. Filipe Dinis, o escritor Modesto Navarro e o associado Luis Miranda. Curso de Banda Desenhada, no Espaço- Sede por António Valjean. Exposição de Fotografias no Espaço- Sede. Ciclo de colóquios no Espaço- Sede, orientada por Luis Miranda, Dr. António Lopes Gageiro, Participação de Aurora Bargado e Luís Miranda na Semana das Artes da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Espaço- Sede. “Ver Fazer 4”, com trabalhos dos alunos da Escola Secundária Anselmo de Andrade. A Imargem esteve presente no Festival de Teatro de Almada, com uma instalação na Escola António da Costa. Espaço- Sede: Exp. de Trabalhos dos alunos do Curso de Iniciação à Banda Desenhada. Exposição de Fotografias de Nuno Pinheiro. Exposição Anual IMARGEM 2000, na Galeria Municipal de Almada. Artista homenageado: Pintor Frederico Mendes.

2001

Espaço- Sede: Exp. de fotografia ImaginArte Almada, Pintura de Jorge Norvick e Victor Ferreira. Exposição Colectiva. Pluralidades Oficina de Cultura de Almada. Museu do Trabalho Michel Giacometti, Setúbal. Recolha de elementos para o livro IMARGEM 20 Anos. Exposição Anual IMARGEM 2001 na Galeria Municipal de Almada Entidade convidada: Soc. Nacional de Belas Artes de Lisboa Artista homenageado: José de Azevedo. Exposição Colectiva no Espaço- Sede.

2002

Exposição Colectiva. Pluralidades Oficina de Cultura de Almada. Exposição Anual IMARGEM 2002 na Galeria Municipal de Almada Artistas Homenageados, Ângela Luzia, Carlos Canhão, Francisco Bronze, Jorge Pé – Curto, José Zagallo, Lourdes Sério, Louro Artur, Pedro de Sousa, Victor Ferreira. Lançamento do livro “Imargem 20 anos de actividades artísticas”. Exposição em Loures – Galeria Quadrante (inter-associações). Exposição no Centro Cultural da Nazaré. Imargem Galeria, Exposição de Aurora Bargado e Ilda Bragança. Imargem Galeria, Exposição da Associação de Artistas Plásticos de Loures (Quadrante). Imargem Galeria, Homenagem ao Mestre Fotógrafo Júlio Pereira Dinis. “Imagens de Almada e seu termo”.

2003

Exposição Colectiva Pluralidades Oficina de Cultura de Almada.

Exp. Anual IMARGEM 2003 na Galeria Municipal de Almada. Artista Homenageado, Arquitecto Siza Vieira. Exposição – Galeria Quadrante no espaço geográfico de Odivelas.

2004

Exposição Colectiva Pluralidades Oficina de Cultura de Almada. Exposição Colectiva Espaço – Sede dos Alunos Finalistas do Curso de Professores de EVT da Escola Superior de Setúbal – Comemoração do Centenário do Pintor Salvador Dali. Exposição Colectiva Imargem – Exp. Itinerante de pequeno formato na Galeria d`arte – Ministério da Justiça. Exposição Anual IMARGEM 2004 na Galeria Municipal de Almada. Exposição 30 Anos de Cultura, Fórum Romeu Correia 2004.

 2005

Imargem Galeria, Exposição de Mário Silva. Exposição Colectiva Imargem – 28 Artistas Contemporâneos na Galeria Imargem. Imargem Galeria, Instalação “Túnel” de Rodrigo Miragaia. Imargem Galeria, Exposição de Serigrafias produzidas pelos alunos do Ensino Nocturno do Curso Técnico de Artes e Oficios na Escola Secundária Fernão Mendes PintoImargem Galeria, Exposição de Fernando Cacela. Imargem Galeria, Exposição de Rolo Martins. Exposição Colectiva Pluralidades Oficina de Cultura de Almada. Imargem Galeria, Exposição de Fernanda Guerreiro. Imargem Galeria, Exposição de Maria Dâmaso. Imargem Galeria, Exposição de Ana David e Ana Antunes. Imargem Galeria, Exposição Colectiva de Artistas da Galiza. Exposição Anual IMARGEM 2005 na Galeria Municipal de Almada.

 2006

Imargem Galeria, Exposição de Roby Ataíde. Imargem Galeria. Exposição de Bruno Paiva. Exposição Anual IMARGEM06 na Galeria Municipal de Almada. Imargem Galeria, Exposição de Fernanda Guerreiro e Núcleo de Serigrafia da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.

2007

Imargem Galeria, Exposição de Maria Dâmaso e suas alunas. Imargem Galeria, Exposição de Duarte Guerreiro. Exposição Colectiva Pluralidades, Oficina da Cultura. Imargem Galeria, Exposição de Edda Machado. Imargem Galeria, Exposição de Pequeno Formato 25º Aniversário Imargem. Exposição Colectiva Imargem Sesimbra 2007. Espaço Atlântico, Sesimbra. Imargem Galeria, Exposição de Fernanda Guerreiro. Imargem Galeria, Exposição de Luís Filipe Aniceto. Exposição Anual Imargem 2007 na Galeria Municipal de Almada.

2008

Imargem Galeria, Exposição de João Soeiro. Imargem Galeria, Exposição de Elsa Oliveira. Imargem Galeria, Exposição Colectiva da Escola Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, Exposição de Teresa Matos. Oficina d´Artes no espaço – sede da Associação, iniciação às artes plásticas.

2009

Exposição Anual Imargem 09 na Galeria Municipal de Almada. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Pluralidades 2009. Exposição “Quando eu era pequenino…”, Núcleo de Serigrafia da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, Acervo II. Imargem Galeria, Exposição Lembrar a Terra de Fátima Ramos e Margarida Cortez. Imargem Galeria, Oficina D´Artes 09.

2010

Exposição Anual Imargem 10 na Galeria Municipal de Almada. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Pluralidades 2010. Imargem Galeria, Fernão Artes, alunos Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Barreiro – Cooperativa Cultural popular Barreirense, Imargem Barreiro 2010. Imargem Galeria, Acervo III.

2011

Exposição Anual Imargem 11na Galeria Municipal de Almada. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Pluralidades 2011. Solar dos Zagallos, Exposição Associa Artes. Feira Internacional de Arte – FIARTE, Coimbra. Imargem Galeria, Exposição Glassarte. Imargem Galeria, Exposição expo Artesfera´11. Imargem Galeria, Fernão Artes, alunos Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, Cidades de Vidro de Tiago Mourão da Silva. Imargem Galeria, Coisa Simples de Carlos Morais. Imargem Galeria, Imagens Gravadas – Exposição de Serigrafia e Gravura. Imargem Galeria, Exposição de Desenho Francisco Chinita e Patrik Caetano.

2012

Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Pluralidades 2012. Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Coletiva Imargem 2012. Galeria Municipal de Arte – Costa de Caparica, Exposição Coletiva Imargem Inaugural de Pequeno Formato. Imargem Galeria, Exposição Love Trees de Zito Colaço. Imargem Galeria, Exposição Fernão Artes. Imargem Galeria, Exposição “Suvyavasthaa kaa madir” de Daria Krasilnikova. Imargem Galeria, Vitrum – Arte do Vidro. Imargem Galeria, Exposição “Na Terra Potiguar” de Edda Machado. Imargem Galeria, Exposição de Serigrafia – Oficina D´Artes 2012. Imargem Galeria, Trienal de Desenho DESENHA`12- Desenho Carlos Aníbal Matos. Imargem Galeria, Trienal de Desenho DESENHA`12 – Desenho Mafalda D`Eça. Imargem Galeria, Trienal de Desenho DESENHA`12 – Imargem 30 Anos Desenho.

2013

Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Coletiva Imargem 2013. Oficina de Cultura, Exposição Coletiva Imargem 2013, Pluralidades 2013. Solar dos Zagallos, Associa Artes – II Bienal de Artes Plásticas do Distrito de Setúbal. Centro Cultural de Lagos, Exposição Coletiva Imargem Lagos 2013. Imargem Galeria, FernãoArtes. Imargem Galeria, Vicarte. Imargem Galeria, Miscellanious de Ana Pereira. Imargem Galeria, Imargem – Acervo IV.

2014

Oficina de Cultura, Exposição Coletiva, Pluralidades 2014. Museu Sebastião da Gama – Azeitão, Coletiva Imargem Exposição de Poesia Ilustrada baseda na Obra de Sebastião da Gama.  Galeria Municipal Artur Bual – Amadora, Exposição de Artes Visuais em Abril. Loures, Exposição de Artes Plásticas “Associativismo e Democracia, 90 Anos da Confederação das Colectividades e os 40 Anos do 25 de Abril”. Imargem Galeria. Exposição e Intervenção em Painel Coletivo “40 Anos do 25 de Abril”. Imargem Galeria, In Loving Memory de Nuno Pinheiro. Imargem Galeria, 9ªFernão Artes – Exposição dos Alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. Imargem Galeria, “Vidro para que te quero?” – VICARTE – Exposição de obras realizadas na Unidade de Investigação do Vidro e Cerâmica para as Artes, na FCT no Monte de Caparica. Imargem Galeria, Exposição USALMA. Galeria Municipal de Arte de Almada, Exposição Coletiva Imargem 2014.

2015

Imargem Galeria, “Persona” de Fernanda Guerreiro e Luís Cavaco-Cruz. Imargem Galeria, Exposição Coletiva do Acervo da Imargem. Imargem Galeria, “Trilhos” de Jusete Nogueira. Imargem Galeria, “Visões (Des) Construídas” de André Silva. Imargem  Galeria, “Signos” de Maria Inácia Reis. Imargem  Galeria, “Olhares” de Gena de Souza. Imargem  Galeria, “Desenhos Prováveis” de Dina Gimenez.