Galeria 2017

PRÓXIMA EXPOSIÇÃO

 Exposição de Cerâmica “NATUREZA VIVA” de Sete d´Almeida (artista convidado). Inauguração, Sexta-feira, dia 1 de Dezembro na GALERIA DE ARTE IMARGEM. Decorre até 19 de Dezembro.

Sete d Almeida.png

Ceramista autodidacta natural do Porto. Os seus trabalhos nascem na altura da sua criação através de ideias pré-definidas onde realizou apenas 7 peças numeradas de cada ideia ou variação da mesma, sendo a ultima peça nº 7/7 apresentada em barro cru.
Nas restantes séries de peças poder-se-à observar pintura acrílica sobre chacota ou vidrados de efeitos em barro cozido a altas temperaturas.
Adopta um estilo “bordaliano” bem visível nos seus pratos de suspensão.

Apoio Câmara Municipal de Almada

Galeria de Arte da Imargem/ Horário: terças 14:00 – 20:00, quintas 9:30 – 13:00 e 16:00 – 20:00

********************************************

Exposição de Artes Plásticas “Contemplações da Natureza” de Palmira Moreira. Inauguração 10 novembro 21h na GALERIA DE ARTE IMARGEM. Patente até 28 de novembro.unnamed.jpg

Quando falamos de vidro, estamos a falar de um dos materiais mais antigos que se conhecem. Foi descoberto acidentalmente pelos Fenícios e mais tarde, os romanos começaram a aperfeiçoar as técnicas e a produzir vidros em moldes, a partir dos quais faziam janelas. Actualmente  amplamente difundido, leva-nos a considerar a importância do seu reaproveitamento. Esta consciência ambiental despertou – e ainda bem – em vários artistas que hoje o transformam em peças de arte.
Igualmente consciente da importância desta necessidade, Palmira Moreira convida-nos a fazer uma interessante viagem pela Natureza. Folhas leves de movimentos graciosos, nuvens densas ou o simples ondular da areia da praia sobre a transparência das águas, constituem um curioso e aprazível caminho que nos leva a percorrer, alertando-nos, ao mesmo tempo, para a relevância da preservação da Natureza.

****************************************************

 EXPOSIÇÃO ACTUAL 

Exposição Colectiva de Artes Plásticas “ROMEU CORREIA 1917-2017” na Galeria de Arte da Imargem. 20 de Outubro a 7 de Novembro.

CARTAZ.jpg

Exposição Colectiva de Artes Plásticas de artistas da Imargem no âmbito das Comemorações do Centenário de Romeu Correia, o escritor, dramaturgo e desportista de Almada. Participam: Conceição Freitas, Conceição Silva, D`Souza, Elsa Oliveira, Fátima Ramos, Fernanda Ferreira, Fernanda Guerreiro, Fernando Cacela, Francisco Palma, José António Silva, Louro Artur, Marcos Reis, Maria Aline, Maria Bargado e Susana Horta.
APOIO CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA

____________________________________

GALERIA DE ARTE IMARGEM, Rua Torcato José Clavine nº19 Piso 03 – PRAGAL | 21 273 12 72| imargem.arte@gmail.com | Horário: Ter 14h-20h, Qua 9:30-13:00 e Qui 16h00-20h

****************************************************

Exposição GRAVURA “EXTINTOS” de FERNANDA GUERREIRO  na Galeria De Arte Imargem. Inauguração 29 Setembro 21h. Patente Até 17 Outubro. Um conjunto de monotipias e gravuras de pequeno formato que expressam uma preocupação com a forma como a nossa relação abusiva com a natureza leva à extinção de espécies e à deterioração do ambiente.
DSCF78401.jpg

 

********************************************

Exposição JOÃO DUARTE – MEDALHA, Galeria de Arte da Imargem, 8 a 26 de Setembro 2017. Conversa com o artista “Espaço Autónomo e Independente nas Medalhas de João Duarte” às 21h30. 
João Duarte, já conhecido pelas suas intervenções na arte pública em Portugal, é também um dos mais prestigiados escultores da arte da medalha a nível nacional e internacional. É Licenciado em escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde lecionou como Professor Auxiliar de Escultura. É também Membro Fundador do Grupo Anverso Reverso – Medalha Contemporânea e Director do Centro de Investigação e de Estudos Volte Face e membro efectivo do FIDEM e do Sculptors Guild Inc. Nova Iorque. João Duarteo bteve o 2º Prémio no Concurso Internacional de Medalha Contemporânea e foi  recentementegalardoado com a ‘Medallist Honoris Causa’ no Congresso Mundial de Arte da Medalha.

João Duarte, 2014.jpg

********************************************************
EXPOSIÇÃO CURSOS DE CERÂMICA DA IMARGEM na Galeria de Arte Imargem. 30 Junho a 18 de Julho, Exposição de trabalhos desenvolvidos pelos participantes dos cursos de Cerâmica que decorrem no Solar dos Zagallos e na sede da IMARGEM, orientados por Jorge Garcia, durante o período de Outubro de 2016 a Junho de 2017.
unnamed1.jpg

**********************************

Inauguração da EXPOSIÇÃO ARTES PLÁSTICAS-PROJECTO. 9 a 27 junho, Galeria de Arte da Imargem
Exposição de artes plásticas, nas áreas de pintura, desenho e técnicas mistas dos participantes nos Ateliês de Artes Plásticas-Projecto da Imargem orientados por Francisco Palma. Nesta exposição poderá ser observado o percurso dos artistas na afirmação das suas linguagens individuais, assim como, a procura de um grande experimentalismo técnico e artístico que este ano teve maior incidência na utilização do papel como suporte de composição e como material privilegiado para a linguagem artística. Participam: Elizabete Sousa; Elsa Pinheiro; Fernanda Barroso; Isabel Sabino; Jusete Nogueira; Manuel da Fonseca; Maria Inácia Reis; Maria Ivone, Rosa Maria e Teresa Bacalhau

AP Projecto

**********************************

Imarte – Exposição Internacional Vicarte, Galeria Imargem, 12 Maio a 6 Junho. Programa Arte Em Festa 2017.  Exposição Internacinal de Arte em Vidro resultante do encontro de artistas de diversos países na Unidade de Investigação do Vidro e Cerâmica para as Artes “Vicarte”, na FCT no Monte de Caparica onde tem lugar “Glass Art and Science” um mestrado que possibilita o desenvolvimento de diversas técnicas de trabalhar o vidro.

Exp Internacional Vicarte2

**********************************

Exposição Ateliê de Artes Plásticas. 21 Abril a 9 Abril, Galeria Arte Imargem
Exposição de artes plásticas, nas áreas de pintura, tapeçaria, colagem e assemblage dos participantes no Ateliê de Artes Plásticas da Imargem, orientado por Maria Bargado, durante o período de Outubro de 2016 a Maio de 2017. Nesta exposição poderá ser observado o percurso dos artistas na afirmação das suas linguagens individuais. Participam: António Paulino, Conceição Silva, Fernanda Ferreira, Fernanda Nunes, Manuela Gonçalves, Maria de Jesus Almeida, Noémia Nunes, Rosário Costa, Yara Sales
ateliê de ARTES PLÀSTICAS.jpg
**********************************
Exposição de Pintura e Desenho  “PERCURSOS” de Marta Silva (MarihÁ). Inauguração, 31 Março às 21h, na Galeria de Arte Imargem. Patente até 18 Abril. No percurso entre o abstracto e o real, o trajecto das linhas curvas e das rectas, entrecruza-se com as manchas cinzentas e coloridas, no universo do desenho e da pintura

unnamed (2).jpg

**********************************
“A NATUREZA MOVE-SE…” Exposição de Gravura e Xilogravura de Conceição Freitas, 10 a 28 Março Galeria de Arte Imargem. Foi olhando, observando a Natureza que sedesenvolveram os trabalhos que se apresentam.As formas, foramrecortadas no metal, riscadas com pontas afiadas, impressas a ácido; a madeira e linóleo escavados a golpes de goiva. Em fundo, uma história sempre diferente, impressa no papel. (Conceição Freitas)

The rest of the giraff.JPG

******************************

exposição retomar net1.jpg

****************************** 

cartaz-imarg

Galeria de Arte da Imargem, de 27 Janeiro a 14 de Fevereiro de 2017. “A instalação aparece, assim, como a manifestação exata da ideia de escultura-lugar. É a quase sacralização do lugar em que escultura e espaço se fundem sendo uma só coisa. A apresentação de uma galeria vazia, e a venda do que ele chamava de “Zonas Imateriais de Sensibilidade Pictórica”, que nada mais eram do que “pedaços” de espaço vazio, como fez Klein, são, deste modo, manifestações escultóricas. Escultura e espaço confundem-se. A escultura é volume mas é também o vazio, e ainda tudo o que se inscreve, numa qualquer peça, entre os diferentes elementos que a compõem.” Carlos Ribeiro
******************************
Exposição de Fotografia #PERCURSO de DINA GIMENEZ – Inauguração 6 Janeiro 21h na Galeria de Arte da Imargem. Decorre até 24 de Janeiro 2017

Dina Gimenez #percursov.1.jpg

O “hashtag” #Percurso constitui-se como uma sequência de imagens com a possibilidade de leitura nos dois sentidos no espaço expositivo. As imagens fixas convocam a uma viagem que pode ser historiada pela perceção do observador. Esta é a proposta e o desafio apresentado nesta exposição.
Anúncios